Falta de Durabilidade

21 de maio de 2012


As vezes tenho a sensação que hoje tudo é feito para ser substítuido rápidamente. Nada mais é feito para durar.
A cada estação, somos bombardeados com novas “tendências” e as fast fashion e lojas de shopping estão cada vez mais rápida para copiar tudo o que aparece lá fora. Os produtos são mal feitos, afinal, só vão estar na  ”moda” até a próxima estação. Também tem aquelas marcas de luxo que fabricam qualquer porcaria e colocam o seu logo para vender a um preço exorbitante. E no desespero de se ter a última novidade, o consumidor compra qualquer porcaria. 
Isso é ainda mais comum em mercados emergentes como o Brasil, onde o consumidor tem acesso apenas as informações sobre o que há de legal lá fora, mas não pode comprar. Na era da internet ficamos aqui vislumbrando milhões de imagens maravilhosas e esperando alguém copiar e lançar uma versão tupiniquim. Tudo agora é “inspired by”. 
Não há uma sofisticação por parte do consumidor para que ele seja capaz de identificar os diversos fatores envolvidos na versatilidade e real valor de sua compra. Tudo é “color block”, tudo é “oxford”, tudo é “desert boot”, tudo é “tweed”, mesmo quando não é. O produto aparece totalmente descaracterizado, perdendo o que o torna interessante em primeiro lugar. Um “trench coat” permeável? Outro dia vi dicas de “tendências” que incluiam um trench de couro. No meio da tempestade, nada pior do que um casaco de couro, a não ser que você seja um personagem do filme Matrix.  
Falando em couro, jaqueta de couro legítimo, para que? E quando é legítimo devem ter sido feita com couro de vacas que antes de morrer passaram por uma cerca de arame farpado e durante a vida deviam cultivar mil parasitas. A mesma coisa para os calçados. Cheio de sapatos de couro corrigido, plastificado, com sola colada, tanto faz…o consumidor não pretende cuidar dele mesmo. O couro é um material que quando é bom dura a vida inteira e fica mais bonito ainda quando velho. Um bom sapato quando bem cuidado, pode durar décadas com no máximo algumas trocas de sola. 
O resultado é que hoje niguém mais cuida das coisas. Ninguém arruma, ninguém concerta, não se cuida, não exite manutenção e ninguém toma os devidos cuidados. Tudo é descartável e fácil de ser substítuido, nada é feito para durar. E é assim que cuidamos do que é nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips