#88. Anatomia de um Clássico III: A Forma de um Sapato

12 de julho de 2012

Eu vejo a maneira como as pessoas compram e muitas postagens em blogs que me fazem pensar que as pessoas realmente não entendem o que está por trás de um sapato de alta qualidade, e o que estão recebendo pelo preço que pagam. Acho importante entender algumas coisas para poder fazer uma compra bem informada. Você não necessáriamente vai comprar o melhor carro no mercado, mas a maioria das pessoas tem informação suficiente para não se deixar enganar, entender os diferentes níveis de qualidade e decidir o que quer.  O que eu percebo é que os sapatos (e roupas em geral) tem um mark-up insano apenas porque eles tem o nome de alguma marca escrito em um canto da peça.

O nosso mercado está tão condicionado ao reconhecimento de marcas e grifes e é muito difícil tentar direcionar uma pessoa para o lado da qualidade. A indústria também tem a sua culpa, os preços sobem cada vez mais e a qualidade cai cada vez mais. O Brasil é talvez um dos líderes deste movimento. Não conheço nenhum outro lugar onde as pessoas cobram preços tão altos por produtos de qualidade tão baixa. Vejo sapatos que estão na mesma faixa de preço do que a Alden, Church ou Edward Greene mas que não tem nem um décimo da maestria na fabricação. Não ajuda em nada que os vendedores não tem conhecimento nenhum do produto e dizem qualquer coisa para concretizar a venda. 

Moldes de madeira, o bloco de construção de um sapato
A fabricação de um sapato começa pela sua forma. Estes moldes são muito importantes porque representam tanto o pé da pessoa quanto a forma final do sapato. Um bom molde consegue conciliar a forma e a função. Na minha opinião, uma boa forma não tem ângulos agudos. A maioria das linhas são curvas suaves, sem nenhuma mudança brusca de direção, sem ângulos, sem cantos e sem coeficiente de arraste. Pessoalmente, prefiro essa estética à sapatos muito pontudos ou quadrados parecendo pé de robô. Além dos motivos estéticos, há também algumas destas linhas que são muito importantes para a estrutura do pé e a topografia do interior do sapato, e isso vai ser refletido no conforto para os seus pés.  

Os diferentes formatos dos moldes da Alden
Os sapatos feitos sob medidas partem de uma forma esculpida especialmente para o cliente. O sapateiro pode levar em conta todas as considerações sobre estilo, ajustes especiais, altura do calcanhar, curvatura do pé, largura e tamanho do pé, forma do dedo, e utilizar essas informações para esculpir um sapato que seja tanto estéticamente agradável quanto confortavel para o seu cliente. Os sapatos vendidos nas lojas utilizam formas que incorporam certos pontos estéticos e formas consideradas mais comuns. É importante saber que cada sapato é diferente. Alguns moldes ficam melhores para um tipo de pé do que outro, e um tamanho 40 de uma loja pode calçar totalmente diferente do que de outra. Uma boa forma, que se encaixe bem no seu pé, é muito mais importante do que uma boa marca.

A parte de fora do sapato e o acabamento interno também irão influenciar no conforto. Além da durabilidade, um couro melhor irá se conformar a seu pé sem esticar demais ou ficar quebradiço. Um acabamento bom na parte interna facilitará a respiração e absorção de humidade. Acredito que tudo isso é muito importante para quem fica com um sapato no pé por um longo período de tempo. A próxima parte desta série vai focar os aspectos e características do couro e da construção da parte de cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips