John Lobb, Redwing e Oak Boots - Fabricadas hoje mas com gosto do passado

27 de agosto de 2012


Assistir a pessoas produzindo algo com suas próprias mãos sempre emociona o artesão (incompetente) que existe dentro de mim. Gosto de saber que ainda existe quem mantém viva as tradições e preza pelo cuidado de um mestre pelo seu ofício. São coisas fábricadas nos dias de hoje mas com um gostinho do passado.

Dizer que um sapato é custurado manualmente não costuma impressionar, mas quando paramos para observar o processo de se costurar cada sapato ponto a ponto, o fato de ser feito a mão passa a ser muito mais apreciado. 

Os videos abaixo foram filmados em três fábricas diferentes: Redwing, uma tradicional fabricante de botas americanas, John Lobb, tradicional fabricante de sapatos inglês, e Oak Street, que tem uma história bem mais recente. A John Lobb e a Redwing mantém vivos anos de história e o ofício de seus fundadores sem nunca abrir mão da missão de fábricar produtos de qualidade, que vão muito além de modismos. A outra marca nasceu a menos tempo, mas já começou com a missão de fábricar calçados clássicos da maneira tradicional. 

O que as três tem em comum é o fato de estarem fabricando calçados do jeito mais caro e difícil. Manualmente e nos seus respectivos países, onde a mão de obra é mais cara. Qualquer marca no mundo que esteja fazendo as coisas dessa maneira, mantendo vivo o trabalho manual em um mundo que segue cada vez mais o caminho da velocidade em troca da qualidade, merece ter a sua história contada.


Oak Street Bootmakers from Common Machine Prod. on Vimeo.


Red Wing Handsewn Collection | Made in Maine from Red Wing Heritage on Vimeo.


John Lobb

Publicado originalmente no Vovó era New Rave

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips