Bass Weejun

26 de setembro de 2012

sapato bass weejun penny loafer

Estes são penny loafers da Bass, modelo Logan. A Bass Shoes Company inventou o penny loafer em 1936. O nome horiginal era Weejun em homenagem aos Noruegueses (Norwegian - Weejun). O modelo é caracterizado pela tira de couro com esse corte na parte de cima. O Sr. Bass colocou a tira para distinguir os seus calçados dos demais. A qualidade hoje em dia não é lá grandes coisas em comparação com o padrão de qualidade original, mas mesmo assim a sola continua sendo costurada e ele é todo feito de couro. O penny loafer é um sapato casual, e por isso eu até prefiro um modelo barato, para não ter dó nenhuma de detonar.

sapato bass weejun penny loafer
Vista de cima a tira de couro lembra o formato de um lábio (teria que inverter essa foto). Dizem que representava um beijo de G.H. Bass em cada par que ia embora da fábrica
Uso os meus o ano inteiro mas estou aproveitando especialmente agora que a temperatura subiu. São bem leves e sem forro por dentro, excelente para combater calor. Uso sem meia mesmo, só enfio o pé e vou pra rua. Calor não é hora de pensar muito. 

sapato bass weejun penny loafer

Penny Loafers combinam com tudo. Se estão por aí desde 1930, não vão sair do guarda roupa masculino tão cedo. São simples mas a tira de couro faz com que não sejam monótonos. Podem ser usados com calça jeans, chinos, outras calças casuais e shorts. Ficam bons com todo tipo de casaco (James Dean usava com um Harrington, Greasers usavam com jaquetas de couro e a Ivy League com blazers). 

sapato bass weejun penny loafer

Existem diversas opções de modelos. Praticamente toda marca de sapato tem um. Não gosto de modelos pretos, pois acho que a cor tira um pouco da versatilidade e a cor não combina tanto com um sapato casual. Também tem muito modelo que inventa moda demais no formato do sapato, é melhor manter uma silhueta clássica como da Bass (passo longe de sapatos quadrados ou com aquela ponta achata e para cima a lá sertanejo). No máximo, arriscaria algo mais esguio como uma opção menos casual, tipo esse modelo da Church's:

Recomendo este modelo da Alden para quem estiver procurando o melhor do mercado, esse ou esse modelo da Bass, esse da Sebago e esse da LL Bean são todos boas opções a um preço acessível. Também existem excelentes modelos de camurça que são ainda mais casuais, mas eu acho eles menos versáteis porque são mais sussetíveis à sujeira e sempre há o perigo de líquidos causarem manchas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips