Jackson Pollock

21 de setembro de 2012

jackson pollock com jaqueta preta
"Eu não pinto a natureza, eu sou a natureza". Jackson Pollock
Minha sensibilidade artistica limitada não me permite compreender a beleza por trás da arte expressionista abstrata. O movimento abordava a pintura através das possibilidades criadas pela performance o acaso durante o processo de criação, buscando algo mais do que a arte como um esforço solitário e controlado. Sinceramente eu acho que o movimento acaba chamando de artistas qualquer pessoa que é controversa (estou apontando para você, Yoko Ono) e eu acho que isso denigre o talento em troca da idéia de que tudo é arte.  Mas eu sou  aquela pessoa que vai ao Inhotim para admirar a paisagem e comer um cachorro quente sentado no banco de árvore.

jackson pollock pintando e sua esposa

Um dos maiores artistas deste movimento foi o pintor Jackson Pollock. A sua ficou conhecida como 'dripping' (gotejamento). Ele respingava tinta sobre grandes telas até dizer chega. Pollock pintava com a tela no chão para se sentir dentro da obra e não se restringia ao uso de pinçéis. Alguns dizem que é baboseira e não é arte, outros dizem que ele era um super gênio e suas obras são matemáticas e criaram a teoria do caos. Mas arte é isso, ela está (ou não está) no olho de quem vê.

jackson pollock jaqueta workwear e a sua esposa

Mas vamos lá. Jackson Pollock não é uma fonte de inspiração exclusiva dos pintores e artistas. Ele também é um verdadeiro muso dos estilistas e fanáticos pelo vintage e workwear. Ele se vestia sempre com peças que eram próprias para trabalho pesado, o "workwear". Macacões jeans, jaquetas de uniformes de fábrica, botas, e camisetas brancas ou pretas. Jackson Pollock existiu décadas antes das pessoas jogarem tinta nos seus tênis e roupas para lançarem tendências. As manchas nas roupas de Pollock não eram o resultado de um projeto "do it yourself" fundo de quintal, elas eram verdadeiras cicatrizes adquiridas nas lutas intermináveis com a tela. Literalmente vivia coberto por sua obra.

jackson pollock pintando de macacão

Fora a estética do workwear, os quadros de pollock também servem de inspiração. Abaixo, algumas imagens de "looks" inspirados pela estética:

desfile diesel new york fashion week outono 2012
Diesel NYFW Outono 2012
desfile general idea 2011
General Idea, coleção de 2011
jaqueta manchada de tinta
calça manchada de tinta
Image via Justin Chung for Tretorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips