Apropriação Cultural?

29 de outubro de 2012


A um tempo atrás eu deixei um comentário em um outro blog falando sobre a nação dos índios Navajos e a apropriação cultural em um post que falava sobre "étnico em alta". Hoje recebi uma pergunta sobre o caso que citei, e resolvi aproveitar este espaço para explicar.

Em Outubro de 2011 a loja Urban Outfitters, famosa por se envolver em confusões deste tipo, lançou uma coleção com estampas dos índios norte-americanos da nação Navajo, e a chamou de "Navajo Collection". Existe uma lei nos Estados Unidos (The Federal Indian Arts and Crafts Act of 1990) que entre outras coisas, proíbe que os varejistas e os fabricantes tentem levar o consumidor a entender que estão vendendo algo de orígem indígena.

Sasha Houston Brown, da nação Santee Sioux, logo escreveu uma carta aberta ao CEO da Urban, acusando a loja de cópias racistas e ofencivas. Os Navajo geralmente não ligam quando as marcas e estilistas usam as suas estampas como inspiração, mas acharam que a Urban Outfitters passou dos limites ao associar o nome da tribo com "Calcinhas Navajo Hipster" e "Navajo Print Fabric Wrapped Flask". Não demorou muito para a loja ser processada com o pedido de retirada para todos os produtos.

calcinhas estampas étnicas

O processo citou a lei e o fato de que a nação Navajo ser dona de 12 direitos autorais para o uso da palavra "Navajo", incluindo roupas. A tribo não admitiu que produtos que "não tem absolutamente nenhuma conexão com a nação, suas entidades, suas pessoas e seus produtos, são comercializados e distribuídos sob o pretexto de que eles são de origem Navajo."(NY Times). É uma linha tênue entre "Navajo" e "Navajo Inspired".

Padrões e desenhos de etnias e regiões já foram a muito tempo incorporados na moda, mas o problema neste caso é o uso de um nome registrado. É utilizar a propriedade de outros com fins comerciais sem obter permissão, coisa que a Urban está cansada de fazer. Este tipo de problema é cada vez mais comum, e a Forever 21, Zara, H&M estão afundadas de processos por roubo de propriedade intelectual. Os estilistas famosos também não ficam para trás. A ação correta, neste caso, seria verificar se existem direitos autorais, pedir permissão, e não fazer nada etiquetado como Navajo a não ser que seja liberado.

Por outro lado, existe outro problema: o da apropriação indevida de outras culturas. O problema parece ser que é sempre o "homem branco" que pega tudo e o vende como o original, sem respeitar qualquer tradição. Exemplos: A Jeep tem o carro chamado Cherokee (outra nação indígena norte americana), o xadrez dos tartans das famílias escocêsas, as culturas orientais são totalmente reformuladas nos restaurantes de fast food "chineses". Tanta coisa na história da humanidade foi construida com a mistura das idéias de uma cultura com a outra, e por isso é difícil saber qual é o limite entre o certo e o errado, ainda mais na era do políticamente correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips