Marcello Mastroianni

19 de outubro de 2012


marcelo mastroianni poster la dolce vita

Estou assistindo muitos filmes antigos últimamente. Muita gente não gosta de filme velho, quanto mais de preto e branco. Enfim, querendo ou não, o maior volume de filmes clássicos vem da maior indústria cinematográfica de todas, Hollywood, e por isso a estética predominante acaba sendo a Americana/Inglesa. 

Os britânicos foram por muito tempo o centro da moda masculina, ditada pelos alfaiates da Savile Row. Nos filmes de 1930, por exemplo, o terno de atores como Gary Cooper, Jimmy Stewart e Douglas Fairbanks tinham o corte conhecido como "drape suit", com peitoral cheio, ombros largos e quadril ajustado, formando uma silhueta em V. Outros comum nos filmes antigos são os "sack suits" americanos, sem pregas nas laterais, de ombros macios e corte mais largo, usado por exemplo por Gregory Peck em Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu). 

Mas existe um outro país Europeu com fortíssima tradição na alfaiataria; e falando de forma genérica, homens com um estilo bem distinto do britânico e do americano: A Itália. A alfaiataria Italiana costumava ser mais macia, com o ombro menos estruturados e paletó mais ajustado aos contornos do corpo. A calça também seguia uma linha mais ajustada do que a britânica, era a versão slim fit da época. Na década 1950 a Italia estava finalmente voltando a prosperar depois do fim da ditadura. Pode-se dizer que foi Marcello Mastroianni, através do cinema, o grande responsável por introduzir alfaiataria e o estilo dos italianos para o resto do mundo.

marcello mastroianni terno preto e óculos escuros
Reservoir Dogs (Cães de Aluguel)? Mastroianni em 1959.
Jaquetão com ombros macios e sem enchimento.
marcello mastroianni terno claro com camisa escura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips