Paul Stuart: Mad for Plaid

22 de outubro de 2012

Foto por Alice Olive para o The Trad
Na semana passada a Paul Stuart recebeu convidados ilustres em sua loja na Madison Avenue, NY, para comemorar uma série de vídeos com seis figuras influentes da moda masculina, escolhidos para montar produçōes utilizando o xadrez (plaid) que estão expostas nas vitrines da loja. Os seis escolhidos para o Mad for Plaid foram o editor da Esquire, Nick Sullivan; Lawrence Schlossman do Four Pins (e HTTTGAP); o fotógrafo Mordechai Rubinsteim, do site de street style Mr. Mort; John Tinseth do The Trad, Stephen Pulvirent do Hodinkee e, para completar, Tasha Green do site Departures.

O evento era aberto ao público, bastava mandar um e-mail ou mensagem para o responsável dentro da Paul Stuart.  Infelizmente eu só fiquei sabendo disso depois. Mesmo tendo deixado passar, consegui tirar foto das vitrines e visitar a loja em um outro dia. Como as fotos da internet ficaram muito melhores que as minhas, decidi deixar elas quietas no meu instagram e pegar algumas emprestados do site Fine Young Gentleman. Me espanta como as pessoas tiram fotos das vitrines sem um reflexo gigantesco estragando.










O xadrez da um algo a mais para as cores geralmente suaves e terrosas do Outono do hemisfério norte. O melhor é quando ele é misturado ao tecido tweed, formando uma combinação perfeita de padrão e de textura. O xadrez e o tweed são geralmente considerados tecidos dos nossos avós, mas as vitrines da Paul Stuart servem de excelente referência do potencial que eles tem nos dias de hoje. 



Se dinheiro não fosse problema eu teria levado quase tudo da loja. Mas como ele não nasce em árvore eu fiquei satisfeito com apenas passear. A seleção de produtos e decoração é toda bastante luxuosa, com carpetes, tapeçaria e aqueles móveis que devem custar mais do que o meu peso em ouro. O destaque foi o canto para roupas sob medidas. Não é aquele sob medida fajuto, é o verdadeiro "bespoke". O cliente recebe o seu próprio molde a partir de um monte de medidas, pode escolher os tecidos (quase todos Ingleses), e incorporar todos os detalhes que quiser. Depois de voltar várias vezes para experimentar e ajustar o produto inacabado, ele recebe uma peça de alfaiataria Paul Stuart totalmente customizada. É a primeira vez que eu visito uma loja com um serviço deste tipo, tendo este padrão de qualidade. 






Voltando um pouco: A Paul Stuart é uma loja masculina de luxo fundada em 1938. Só existem três lojas, e junto com a online, são os únicos lugares onde é possível comprar os produtos da marca. Exclusivo e cuidadosamente fabricado. É uma das poucas lojas da velha guarda que sobreviveram até hoje, graças a sua capacidade de reconhecer e incorporar os pontos fortes das tradições e das mudanças da moda masculina, mas sem se render a modismos e extremos. Em 2007 introduziu a linha Phieas Cole para atrair o público mais jovem; e o relacionamento com a internet através de iniciativas como o Mad for Plaid e a loja online, que ajudam a Paul Stuart a navegar a linha tênue entre a elegância e a rigídez, entre ser legal e moderna demais. Mais alguns detalhes, nas fotos de Alice Olive para o The Trad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips