Unbranded Denim

27 de dezembro de 2012



Esse post é para quem quer entrar na onda do selvedge/raw denim (antes tarde do que nunca) mas não quer gastar centenas de reais. Obs: Este post mais antigo fala sobre o que é o raw selvedge.

Unbranded Denim, com três opções: Slim Straight, Tapered e Skinny

Os atributos são básicos: Três opções de cortes feitos com denim japonês selvedge (peso 14.5 onças e tingido em cordas). Nada costurado no bolso, botões cor de cobre e um retalho de couro na parte de trás. Esse retalho é meio grande e de couro barato, é a única coisa que não gosto na calça.

Algumas "Regras": Demore o máximo para lavar. O tempo recomendado são seis meses de uso, mas quanto mais esperar mais bonita ela vai ficar (mais contraste nos pontos de abrasão). Lave quando realmente começar a feder ou se começar a alargar demais (acontece principalmente na bunda e no joelho). Nesse vídeo, um estudante testa o nível de bacteria em um jeans que ele não lava a quinze mêses e não encontra nada de especial.

Ao lavar: Na primeira vez vire a calça ao avesso e enxarque-a em água morna misturada com um pouco de sabão suave. Existem detergentes especiais para jeans, como o Woolite Black, mas eu não faço a mínima idéia de onde comprar no Brasil. Deixe a calça de molho por duas horas e enxague para tirar o excesso de sabão. Depois disso basta uma torcer e pendurar para secar. Preste atenção para não pendurar em cima de nada que manche, porque a tintura indigo pode pingar.

É provável que o jeans encolha um pouco, mas é só vestir que ele solta de novo. (atenção: se o jeans não for sanforizado ele vai encolher muito - neste caso recomenda-se comprar dois tamanhos maiores do que o normal). Nas próximas vezes que for lavar, faça sempre virando a calça ao avesso.

Rasgos são bem vindos porque acrescentam caráter ao jeans. Peça a um costureiro para arrumar caso começarem a incomodar. Não demore muito, principalmente na virílha.

Se você for bem ativo e fizer tudo direitinho o seu jeans pode ficar assim depois de 6 mêses:



1 ano:

1 ano, lavado 4 vezes
Mais tempo:

Levi's 501, de um cowboy 20 anos atrás - Marcas na canela porque era usado para dentro da bota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips