Semana Preppy: Metropolitan

8 de janeiro de 2013

“So many things which were better in the past have been abandoned by supposed convenience.”
Metropolitan é o primeiro filme do diretor Whit Stillman. É uma comédia de baixo orçamento lançada em 1990 e eu não consigo encontrar nada em português. Não sei se o filme foi lançado no Brasil. (torrent!)

Metropolitan se passa na Park Avenue, Nova York, em um apartamento qualquer em uma época não definida. A história segue um grupo de amigos durante a temporada de festas de debutantes. Nos encontros eles conversam sobre o filósofo Charles Fourier, sobre o crítico literário Lionel Trilling. Debatem Buñuel, As Histórias de Babar, criam o acrônimo U.H.B. (Urban Haute Bourgeoisie) para melhor defini-los e discutem o papel da aristocracia na sociedade moderna. 

Interessado? O resto do post tem mais imagens e alguns trechos marcantes.



Stillman se inspirou nos eventos eventos sociais que frequentou durante seus anos em Harvard para fazer uma reflexão sobre a cultura e o estilo da alta sociedade Americana. A história se desenrola quando Tom Thowsend, um jovem estudante de Princeton proveniente da classe média, acaba se misturando com o grupo. Tom é um admirador do socialismo de Charles Fourier, mas "não gosta de ler livros, prefiro uma boa crítica literária". Não acredita em eventos sociais mas acaba acompanhando os amigos em todos os bailes "porque recebeu um convite":


Nick (o precurssor de Seth de The O.C.) da algumas dicas sobre a praticidade dos trajes formais:


Metropolitan se passa em um universo onde a consistência é extremamente importante, assim como é a tradição. As roupas refletem uma época quando a forma que alguém se vestia era primordial. Eles se vestem bem não porque são obrigados, mas porque querem. Acreditam que a forma como uma pessoa se veste diz muito a respeito de quem ela é, ou ao menos sobre o tipo de pessoa que elas querem ser.

Stillman elaborou o figurino do filme depois de responder discordando de uma frase de Fred Astaire publicada no NY Times onde o ator dizia que as pessoas não se vestiam mais como antigamente. O filme acontece quase todo dentro de um quarto, com os homens vestidos de black tie, casacas e sobretudos. Nas poucas cenas diurnas, os personagens aparecem com suéteres Shetland, camisas button-down e gravatas regimentais, outro uniforme preppy tradicional:

Black Tie - Gravata borboleta preta, e neste caso camisa com "tachas" pretas. A gola formal, "wing collar" na esquerda e a informal (smoking alugado) button down na direita.
Abotoaduras, sapato preto bem polido e a "regra" dita o uso de suspensórios (nunca cintos) e cummerbund (faixa para a cintura) para cobrir o espaço entre o abotoamento da jaqueta e a calça.
Abotoamento no ombro esquerdo do suéter, uma herança dos marinheiros. Para as mulheres ajuda a não atrapalhar o cabelo na hora de tirar.

Função das roupas: Raincoat x Wintercoat
Aqui Tom ainda não tinha comprado um smoking. Outro detalhe da gola button down , considerada fora dos padrões.
Bem simples!
Foi convencido. Experimentando o smoking. Com roupas casuais, típicas do tradicional estudante de Princeton. 
White Tie Hi-Low, casaca com lapela pontuda e gravata branca misturada com uma camisa button down 
Em comparação, lapela picotada e camisa com a frente dura e taxas prateadas no lugar de botões.
Detalhe das abotoaduras de Nick e do colete de Tom, que para white-tie deve ser branco e com abotoamento baixo.
Um joguinho de strip-poker

Gosto muito do rosa com azul e do verde escuro com amarelo nesta foto
E também dessa gravata xadrez
Não seria um prep sem o combo blazer azul marinho + button down azul e gravata listrada vermelha
Viagem ao campo, tweed e flanela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips