Rolex Submariner

9 de março de 2013



Até pouco tempo atrás o fundo do mar estava no alto da lista de mistérios inexplorados junto com o centro da Terra e o "espaço sideral". Para se ter uma idéia, foi só em 1939 que fizeram o primeiro resgate de marinheiros presos em submarinos e foi só em 1947 que Jacques-Cousteau inventou o Aqualung, um dispositivo para mergulho autônomo. Realmente faz pouco tempo que o mergulho deixou de ser uma atividade restrita a um grupo de especialistas.

A invenção do aqualung na decada de 1950 junto com os famosos documentários de Coesteau e seriados de TV como "Aventuras Submarinas", trouxe as maravilhas do fundo do mar para a sala das famílias. O mergulho autônomo foi uma febre e era óbvio que as pessoas iriam precisar de uma maneira fácil de acompanhar a disponibilidade de ar e o ritmo necessário para evitar "doença de descomprensão" na hora de subir.

Naquela época não existiam relógios para mergulhadores. Rene-Paul Jeannerer, um dos diretores executivos da Rolex, era um praticante da atividade e conseguiu convencer a empresa a desenvolver um relógio especial. O resultado foi o Rolex 6204, lançado em 1954 com o nome de Submariner.

Jacques-Cousteau, 1955 com um Rolex Submariner no pulso

Clique abaixo para ler o resto

Rolex 6205, de 1954 (foto Hodinkee)

O Rolex Submariner foi o relógio oficial dos mergulhadores da Inglaterra, Canadá, Australia, França, Estados Unidos e Irã. Foi logo adotado por muitos mergulhadores profissionai,s até que os computadores de mergulho tornaram as suas funções obsoletas. Imagino que mesmo assim vários mergulhadores ainda usam o seu relogio, seguros de que o movimento mecânico vai continuar a operar caso aconteça algum problema com o computador.

Sessenta anos depois e o modelo continua no catálogo da Rolex. Na prática o relógio já foi subsituido por computadores de mergulho e hoje ele é mais visto no pulso de quem nem ao menos sabe nadar, mas vale a pena lembrar que a sua reputação foi conquistada através dos mergulhadores militares e profissionais para quem ele foi feito originalmente.

Hoje em dia podemos comprar modelos de mergulho de toda marca de relógio, mas quase todos eles foram inspirados pelo design do Submariner:

Rolex 6538, 1957 - James Bond contra Dr. No


Robert Redford em Todos os Homens do Presidente
Steve McQueen e o seu Rolex Submariner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips