Imperador do Japão

11 de dezembro de 2012

imperador do japao
Imperador do Japão com um morning coat(fraque) de proporções perfeitas - Traje formal para ser usados em eventos na parte da manhã
Os japoneses são bastante tradicionalistas e tem um respeito muito grande pelo vestuário ocidental. Ao contrário dos políticos, as famílias reais restantes tem o costume de se vestir com muita elegância, afinal, eles representam a tradição. Enquanto os políticos precisam estar calculadamente mal vestidos para não alienar os eleitores, as famílias reais tem o a liberdade de exercer o seu estilo pessoal para representar um certo ideal e representar o país em toda a sua glória.

Abaixo algumas imagens da Sua Alteza Real o atual Imperador do Japão demonstrando uma elegância tranquila e sem esforços. Uma versão atemporal e elegante do terno ocidental. 

imperador do japao
Com o pai, a Imperatriz e a futura Imperatriz, vestindo white tie (casaca) - Traje formal para eventos a noite
imperador do japao
Na chuva com um double breasted suit (jaquetão). Tons de azul escuro e um lenço de bolso branco. O contraste com o cabelo cinza acentua ainda mais o terno.
imperador do japao
Agora com tons de cinza, todos diferentes da cor do cabelo. Um lenço de linho cinza e uma gravata texturizada, com uma camisa branca com listras cinzas complementam bem o cabelo prateado. Um detalhe interessante é que as duas lapelas tem buracos.
imperador do japao
Com outras figuras diplomáticas do Japão. O que eu acho mais legal nessa foto é que o Imperador é o único com um terno que não parece um buraco negro. Os traços da lapela só são visíveis no terno do Imperador, e o lenço branco e as mangas da camisa quebram a escuridão. Os mais novos tem muito o que aprender, a começar pelo nó da gravata.
imperador do japao
Ainda Príncipe Akihito, com um terno risca de giz de lapelas maravilhosamente cortadas.
imperador do japao
Pelos dois buracos nas lapelas eu acredito que seja o mesmo terno. O abotoamento 4x1 é melhor para ele, que é mais baixo. Para mim o destaque é a sustentação da dobra no início da lapela no ponto de abotoamento. Olha só os punhos do terno e da camisa! Perfeitamente ajustados. 
imperador do japao
Mais uma vez com um morning coat em uma cerimônia formal. Eu sei que todos estão em movimento, mas tenho a sensação que as linhas da silhueta do Imperador estão bem mais "no lugar" do que dos outros dois cavalheiros.
imperador do japao
Com sua esposa usando um belo blazer de tweed.
Um pouco mais de informação: Akihito é o 125° e atual Imperador do Japão. É descendente direto da família imperial mais antiga do mundo, que começou com o Jimmu, o primeiro Imperador Japonês. Em 1959 ele quebrou uma tradição de 1500 anos e se casou com Shōda Michiko, uma "pessoa comum". Subiu ao trono em 1989 e se diferenciou por demonstrar uma atitude pacífica e de reconciliação. 

Seus objetivos foram claros desde o início: Transformar a monarquia (que tinha sido um instrumento poderoso nas mãos dos militaristas) uma ferramenta para a paz e o dialogo e promover a reconciliação e a amizade com os vizinhos asiáticos. Procurou fazer as pazes falando abertamente sobre o sofrimento infligido pelas tropas japonesas antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

O imperador sempre foi muito criticado por assumir e esta postura. Muitos nacionalistas acreditao que esse posicionamento fere o orgulho japonês. Por todos seus esforços, a sua é conhecida como era Heisei, ou "da plena realização da paz". Um artigo muito interessante sobre a obra do Imperador pode ser lido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips